topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Evolução paulatina em Santa Luzia

 

Evolução paulatina em Santa Luzia

 

No passado dia 29 de Junho, o Presidente do Governo inaugurou o Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico e a electrificação da zona do Lajido, em Santa Luzia. Este Centro alberga as instalações do Parque Natural da Ilha do Pico, Gabinete Técnico da Vinha, Serviços de Ambiente do Pico, os Vigilantes da Natureza e os funcionários das Ecotecas e Centros de Interpretação, contando ainda com zona expositiva, outra de apoio técnico, bem como uma zona espectacular de visualização da Montanha do Pico.

Largo dos Arcos

Porque não pude estar presente, por ser dia da Festa de São Pedro, nas Lajes, visitei por estes dias aquela localidade típica e pitoresca do veraneio santaluziense e deparei-me com nova obra, desta feita a cargo da Associação de Festas do Lajido, que está reconstruindo um dos armazéns  adquiridos em 1992, com os apuros das festas que promove no verão e que possivelmente poderá ser adaptado a sala de restauração e salão multiusos da Associação. No outro tem já concessionado um Snack-bar, que presta um valioso contributo de apoio aos inúmeros turistas que, ao longo de todo o ano, ali visitam as instalações próprias da vinificação da uva e produção de aguardentes, que a Secretaria do Ambiente ali possui, integradas no património da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do PicoPatrimónio Mundial da Unesco

Obras da Associação de Festas do Lajido

Aliás esta Associação foi responsável durante oito anos pela iluminação pública e domiciliária daquela localidade e vem mantendo um protocolo com a Secretaria do Ambiente para a exploração dos Alambiques e sua conservação, e da manutenção, arranjo e cuidados inerentes à exploração da vinha anexa ao Solar (que era do Sr. João Serafim ?) onde está instalado o Centro de interpretação do Parque Natural do Pico.

O outro local, que também já está a prestar um excelente serviço, é o café-esplanada dos Arcos, instalações construídas pela Junta de Freguesia local e concessionadas no período de verão. É um estabelecimento adaptado ao conjunto patrimonial da zona, no Largo da Ermida de Nossa Senhora Rainha do Mundo, que também está servindo a população local, que desce no verão, para as dezenas de adegas e casas ali construídas nas ultimas três décadas e bem assim todo o turismo que visita a beira-costa santaluziense.
Vale bem a pena por ali passar nestes dias cálidos de verão. Basta descer pela Canada do Mar, de Santana, se tiver viatura robusta, ou então pelo Caminho do Cabrito serpenteando pelas adegas e Ermidas – São Mateus, Rainha do Mundo e Senhora da Pureza e continuando até à Senhora dos Milagres e do Desterro – passando pelo Cabrito, Arcos, Lajido, e se quiser poderá continuar também para o Cachorro e Cais do Mourato, ou subir pelo Caminho do Lajido à Estrada Regional novamente…
Passeie pela nossa terra e muito irá descobrir, porque tudo vai mudando ao longo dos anos.

NB- Votos de sucesso aos proprietários dos novos estabelecimentos HiperCais e Loja da Paula.

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007